Início Patologias Ansiedade 6 formas de transformar a ansiedade numa “arma secreta”

6 formas de transformar a ansiedade numa “arma secreta”

797
0
COMPARTILHE
Ansiedade
Tirando vantagem da ansiedade

Costumo descrever a ansiedade como minha “aminimiga” mais fiel.

Qualquer um dos 40 milhões de americanos que enfrentam transtornos de ansiedade sabe que viver com ansiedade quer dizer passar a vida a lutar para lidar com ela. A ansiedade é uma aflição palpável, que consome a pessoa por inteiro e às vezes é insuportável.

Pode causar tensões em relacionamentos, fazer com que sofrimento mental se manifeste fisicamente, impactar o modo como toma decisões e, de maneira geral, complicar muito a sua vida.

Deixo alguma dicas úteis para a ansiedade se tornar a sua melhor aliada.

1. A ansiedade pode promover a produtividade

Quando eu era adolescente, nunca entregava um trabalho da escola atrasado ou deixava de estudar para um teste.

Sentir-me ia ansioso se não me preparasse correctamente e seria muito pior que simplesmente fazer o trabalho, e pronto.

É importante saber canalizar a minha ansiedade para o meu trabalho e para o meu benefício.

O verdadeiro trabalho consiste em separar o que é bom do que é negativo e identificar quais partes devo abraçar e quais precisam ser mudadas – com a ajuda de um bom terapeuta, é claro.

2. Pode ajudar a destacar-se profissionalmente

Um dos piores aspectos da ansiedade é que ela pode fazer você ficar presa à sua própria cabeça. Isso é algo que eu senti muito ao longo dos anos.

Este lado do problema leva-me a contar a mim mesma narrativas complexas (e muitas vezes falsas) sobre situações reais, o que não são boas. Mas também me deixa articular ideias e frases em minha cabeça com relativa facilidade. Estas ideias e sentenças convertem-se em textos e histórias.

Acho que a ansiedade ajuda-me a fazer com que as palavras se derramem sobre a página – ou melhor, sobre a tela do computador. O monólogo interior acaba por ser útil.

3. Ela pode deixa-lo mais consciente das consequências de suas decisões…

A ansiedade pode dificultar a tomada rápida de decisões, mas, por outro lado, ajuda-me a prever o que vem pela frente. Analisar as coisas em retrospectiva é muito fácil; prever com antecedência é utilíssimo.

4. … E, graças a isto, posso tornar-me um líder mais compassivo

Ocupar um cargo de liderança nunca é fácil, e a ansiedade, especialmente se não for tratada, pode fazer com que administrar outras pessoas pareça impossível.

Eu tinha 21 anos quando tive a primeira oportunidade de comandar um grupo grande de pessoas, e eu me sentia totalmente dominada pela preocupação tipo 25 vezes por dia.

À medida que fui amadurecendo e aprendendo a lidar melhor com a ansiedade, também fui aprendendo a ser uma líder melhor.

Isto ajudou-me a ter uma atitude mais compassiva em relação ao que meus colegas de trabalho podem estar a sentir a qualquer momento.

5. A ansiedade pode fazer com que se torne uma pessoa mais empática

A minha  leva-me a criar histórias complexas sobre outras pessoas e como eu deveria/poderia reagir a elas.

E isto pode ser exaustivo. Mas também me ajuda a imaginar o que as outras pessoas podem estar a sentir, e isso ajuda-me  a criar laços com outras pessoas.

E afinal, criar conexões humanas não é a coisa mais importante da vida?

6. Enfrentar o seu problema pode fazer de si alguém que dá mais apoio a seus amigos

Quando reflecte introspectivamente sobre sua saúde mental e se esforça para entendê-la melhor, pode também aprender alguns mecanismos úteis para lidar com os problemas.

Eu já compartilhei estas ferramentas com os meus amigos – quando me pediram, é claro, porque não há nada mais irritante que uma pessoa que tenta ser sua pseudoterapeuta.

Fazer terapia leva-me a saber não fazer isto com meus amigos. Em última análise, isso propicia relacionamentos mais saudáveis.

 

Saiba mais sobre a ansiedade aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here