Início Cura Aprenda a meditar em 8 passos

Aprenda a meditar em 8 passos

1738
0
COMPARTILHE
meditar

Olhos fechados, costas direitas, mãos no colo viradas para o céu, um leve sorriso nos lábios e uma aura de paz – essa imagem aparece na sua mente quando imagina alguém a meditar?

Mas porquê apenas imaginar alguém a meditar? Por que não experimentar a verdadeira paz interior?  Pode experimentar agora mesmo! Siga as dicas que temos para si…

Sente-se

A posição mais comum e acessível para a meditação é sentado. Sente-se no chão, sobre uma almofada de forma a estar confortável, e de pernas cruzadas. Conforto é fundamental.

Sentar-se direito é também muito importante.

Relaxe o corpo

Feche os olhos e analise o seu corpo, relaxando cada parte, uma de cada vez. Comece com os dedos dos pés, pés, tornozelos, pernas e continue por todo o seu corpo.

Não se esqueça de relaxar os ombros, pescoço, olhos e face que são áreas comuns para a tensão.

Fique quieto e silencioso

Agora que está sentado e relaxado, tenha um momento para ficar quieto. Basta sentar-se. Esteja atento ao seu corpo, aos sons ao seu redor. Não reaja, nem tente mudar nada, basta estar atento.

Respire

Vire a sua atenção para sua respiração. Respire em silêncio, ainda profundamente.

Encha os pulmões, mas não force a respiração. Observe como a respiração se sente no nariz, garganta, peito e barriga à medida que flui para dentro e para fora.

Estabeleça um mantra

Um mantra é um som, palavra ou frase que pode ser repetida durante toda a meditação.

Mantras podem ter benefícios espirituais, vibracionais e transformadores, ou podem simplesmente fornecer um ponto de foco durante a meditação. Eles podem ser falados em voz alta ou ditos silenciosamente a si mesmo. Um mantra simples e fácil para iniciantes é dizer silenciosamente a cada respiração “estou respirando, estou respirando”.

Acalme a sua mente

Enquanto se concentra na sua respiração ou mantra, a sua mente vai começar a acalmar e a tornar-se presente. Isso não significa que os pensamentos deixam de surgir. Enquanto os pensamentos vão aparecendo na sua mente, simplesmente reconheça-os, coloque-os de lado, e volte novamente a sua atenção para a respiração ou mantra. Não se debruce sobre seus pensamentos. Alguns dias a sua mente vai estar ocupada e cheia de vibração interior, outros dias ela permanecerá calma e focada.

Termine a meditação

Não há um tempo exato para meditar. No entanto, no começo, é mais fácil sentar-se por períodos mais curtos de tempo (5 a 10 minutos).

Ao longo do tempo, vai poder aumentar esse tempo e meditar mais. Defina um alarme se preferir sentar-se por um período de tempo predeterminado.

Como terminar a meditação

Quando estiver pronto para terminar a meditação, reduza a pouco e pouco a sua atenção para o mundo “real”. Reconheça a sua presença no espaço ao seu redor e, delicadamente, mexa os dedos das mãos e pés. Comece a mover as suas mãos, pés, braços e pernas. Abra os olhos. Mova-se devagar e cuidadosamente levante-se a pouco e pouco.

Aprenda mais detalhadamente aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here