Início Cura Saiba tudo sobre a iodoterapia

Saiba tudo sobre a iodoterapia

261
0
COMPARTILHE
iodoterapia

O que é a iodoterapia

Iodoterapia é um tratamento clinico que tem por base a ingestão por via oral de iodo radioativo, também designado de iodo 131.

O iodo é bastante utilizado no tratamento de problemas da tiroide, para este tipo de tratamento o paciente deve fazer uma dieta durante duas semanas em que não inclua alimentos com iodo.

Durante os tratamentos de iodoterapia deve evitar o contacto com outras pessoas, especialmente crianças.

Principais aplicações

  1. Iodoterapia para hipertiroidismo

O iodo pode ser usado para tratar o hipertiroidismo especialmente nos casos em que o paciente não apresentou melhorias com medicamentos ou quando por algum motivo não os pode tomar.

O tratamento com iodo vai criar uma inflamação nas células da tiroide, e posteriormente da fibrose dos seus tecidos que é responsável por diminuir o excesso de hormonas.

  1. Iodoterapia para o cancro da tiroide

Este tratamento é indicado para eliminar as células cancerígenas após a remoção da tiroide. Em alguns casos pode ser utilizado para eliminar metástases e os sintomas produzidos por elas.

O iodo radioativo é atraído pela tiroide, por isso ajuda a encontrar e eliminar células cancerígenas e os sintomas produzidos por elas.

  1. Cintilografia da tiroide

É um exame indicado pelos médicos para estudar o funcionamento da tiroide, usado principalmente para descobrir nódulos cancerígenos ou que situações em que acha excesso de produção de hormonas.

O paciente ingere uma quantidade de iodo 131 ou iodo 123 , o médico irá tirar imagens para avaliar se existe algum problema ou não. Neste caso como a quantidade de iodo é menor, o paciente pode sair a rua.

Cuidados a ter

Antes de realizar a iodoterapia existem alguns cuidados a ter

  • Dieta sem iodo: não pode comer alimentos que contenham iodo. Isto é, peixes, frutos do mar, algas, whisky, pães industrializados, chocolates , enlatados, soja e entre outros.
  • Não utilizar medicamentos com iodo ou hormonas da tiroide nos dias anteriores ao exame.
  • Realizar o exame em jejum.
  • Evitar produtos que contenham iodo no mês anterior ao exame.

Após realizar o tratamento de iodo também são necessários diversos cuidados

Ecografia à tiróide
Ecografia à tiróide
  • Permanecer isolado: durante aproximadamente uma semana não deve contactar com outras pessoas, deve mesmo isolar-se em casa e ter especial atenção em evitar o contacto com grávidas, crianças e animais. Não pode ter relações sexuais e evite distancias inferiores a um metro.
  • Beber muita água: vai ajudar a eliminar a radioatividade do seu corpo.
  • Beba/coma cítricos: limão ou água com limão vão ajudar na produção de saliva evitando que sofra com a acumulação de medicamente.
  • Lave bem a roupa que utilizou durante a primeira semana.
  • Não partilhe lenços, casa de banho e outros objetos pessoais.

Efeitos secundários

  • Náuseas
  • Dor abdominal
  • Inchaço e dores nas glândulas salivares

 

Procura um sítio para fazer iodoterapia em Portugal?

Clique aqui

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here