Início Patologias Ansiedade Tonturas e Ansiedade um transtorno mundial

Tonturas e Ansiedade um transtorno mundial

101
0
COMPARTILHE
tontutas-ansiedade

Tonturas Ansiedade

Tonturas ansiedade é um sentimento que acompanha todos nós, de alguma maneira em alguns casos a vida toda causando tonturas.

A ansiedade é um sentimento inerente do ser humano e necessária para a sobrevivência. Entretanto, diferente do medo, que é uma resposta a algo conhecido, a ansiedade é vaga. Advém de uma preocupação, ou seja, de uma ocupação prévia da mente sobre algum evento, que irá acontecer ou está acontecendo.

Isso quer dizer que ficar ansioso antes de uma viagem, de uma entrevista de emprego ou de um encontro amoroso é perfeitamente normal e acontece com a maioria das pessoas. Excitação, medo, expectativa e falta de controle sobre o futuro são apenas alguns gatilhos que podem disparar o sentimento de ansiedade em cada um de nós. Com isso, muitas pessoas se esquecem de viver o presente para viver algo que ainda nem aconteceu, o que só faz piorar a ansiedade.

A ansiedade em excesso passa a ser um transtorno mental, principalmente quando começa a causar continuamente sintomas físicos, além dos efeitos emocionais e tonturas. Normalmente, a ansiedade chamada de patológica é totalmente desproporcional ao estímulo e pode ser desencadeada por simples acontecimentos da rotina diária, por exemplo, ir ao café ou ir trabalhar.

Outro ponto importante é que a ansiedade causa diversos transtornos como fobias (medos), síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), estresse pós-traumático e o transtorno da ansiedade generalizada (TAG).

 

O que é?

A ansiedade é uma excitação do sistema nervoso central, que acelera o funcionamento do corpo e da mente. Quando estamos ansiosos, liberamos o neurotransmissor noradrenalina, que provoca toda essa excitação. É um processo que pode ser tanto hereditário como adquirido através das experiências que temos nos ambientes mais hostis. A ansiedade está intimamente vinculada à forma como interpretamos as situações da vida.

Sinais e Sintomas

A característica essencial do transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é a apreensão ou a preocupação excessiva, que ocorre na maioria dos dias e que dura, pelo menos, 6 meses.

O paciente não apresenta crises, mas estados permanentes e prolongados de ansiedade. Pessoas com TAG dificilmente conseguem controlar esses pensamentos e sentimentos e apresentam sintomas físicos e psicológicos, que variam muito e incluem:

Preocupação crônica e excessiva
Agitação intensa
Tonturas
Dificuldade de concentração e esquecimentos
Irritabilidade
Mãos e pés frios
Insônia
Dores musculares ou de cabeça constantes
Suor excessivo
Cansaço
Palpitação ou aceleração do ritmo cardíaco
Dores no peito
Enjoos, vômitos e diarreia
Boca seca

Diagnóstico e Tratamento

Muitas vezes, os ansiosos não conseguem identificar seu problema, considerando a característica como parte da personalidade, do jeito de ser. Entretanto, os portadores do transtorno quase que invariavelmente apresentam prejuízos no trabalho, na vida social, na vida familiar e no aspecto emocional.

Estudos mostram que os portadores do transtorno de ansiedade generalizada demoram cerca de 15 anos para pedir ajuda. O curso da doença é crônico, com pequenos períodos de melhora. Geralmente, os pacientes só procuram ajuda médica quando percebem algum prejuízo, seja no trabalho ou na vida profissional. Estima-se que 4 de cada 5 pessoas com depressão desenvolveram a doença devido a um quadro de ansiedade não tratado.

O médico psiquiatra é o responsável por fazer o diagnóstico da ansiedade. Cada paciente requer um tratamento diferente, que pode ser com medicamentos ansiolíticos e psicoterapia.

Informação mundial Aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here